sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Stand By Me

Direção: Rob Reiner, 1986.
Um belíssimo filme dramático sobre amizade e outras coisas. O filme conta a história de quatro amigos com seus 12 anos, que descobrem a localização de um cadáver e resolvem tirar um final de semana para ir vê-lo. Os quatro amigos acabam indo em direção à esse cadáver e até chegar lá acabam passando por diversas situação que desafiam essa amizade infantil, e que acabam por fortalecer os laços de amizade entre eles e os engrandecem como pessoas em vários sentidos. O filme é baseado em um conto do Stephen King, e mesmo sendo reconhecido como o Mestre do Terror, pelo menos três filmes baseados em seus contos são dramas fortes, intensos e belíssimos: os conhecidos e premiados The Shawshank Redemption (1994) e The Green Mile (1999), e este sobre o qual escrevo.


Pelo menos dois aspectos me chamaram a atenção positivamente para além da trama do filme: a fotografia e a trilha sonora. A fotografia do filme é lindíssima: por se passar boa parte da história nos arredores de uma floresta e dentro dela, há muitos planos aberto e o uso de bastante verde, além de algumas cenas em pontes muito encantadoras. O filme é oitentista, mas a história se passa no verão de 1959, então a trilha sonora é muito forte com músicas dessa década, e são músicas bem animadas e alegres até, onde em algumas vezes os próprios personagens as cantam, como num musical. Toda a ambientação da década de 1950 está muito bem realizada nesse filme: sentimo-nos pertencentes a essa época. O elenco, apesar de ser mirim, é bem competente, creio que não comprometem em seus papéis. Mas o destaque entre os personagens não fica realmente na atuação, mas sim no roteiro e nos laços que são criados a partir dele, dos diálogos entre os personagens e a amizade verossímil entre eles. A interação entre os personagens nos faz sentir saudades da nossa infância e das amizades juvenis, porém verdadeiras que tínhamos. O final é muito bem escrito, e a mensagem é linda, triste, e muito real. Para quem adorou The Outsiders (1983) ou outros filmes do gênero, Stand By Me é imperdível, e um nota 9 está bom para o filme, mas 9,5 não seria exagero também.

2 comentários :

  1. O filme é um clássico na etapa da minha vida de criança para adolescente. Era pintar na Sessão da Tarde uma ou duas vezes por ano e eu já sentava e ficava fascinado com a aventura do grupo de moleques. Stand By me ao lado de Gonnies são dos clássicos eternos da minha vida.
    Curti a proposta do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bacana, mesmo. Infelizmente eu só tive o conhecimento dele esse ano, mas não me arrepende de vê-lo, sem dúvidas. Acho a trilha sonora incrível, até agora paro alguns minutos para ouvir umas músicas. Obrigado pela visita e pelo comentário! :)

      Excluir