quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

My Own Private Idaho

Direção: Gus Van Sant, 1991.
Um drama sobre garotos de programa. O filme conta a história de dois garotos, Mike e Scott, vividos por River Phoenix e Keanu Reeves, respectivamente. Ambos são garotos de programa, e no de correr do longa acabam fazendo uma viajem sozinhos em busca da mãe de Mike. Scott é um rapaz abastado que não tem boas relações com seu pai, enquanto Mike é um garoto que tem narcolepsia, e isso para um garoto de programa não é algo muito bom.

O filme é de 1991, e os temas prostituição e homossexualidade são abordados de formas naturais, sem preconceito e asco. Várias vezes eu me perguntei como é que a sociedade brasileira receberia esse filme em 1991, pois mesmo não contendo cenas de sexo explícito, aborda esses dois temas tabus na sociedade. Falando em cenas de sexo, há pelo menos duas que são belíssimas: são apenas alguns takes de pessoas nuas em várias posições, calmo, em silêncio, nos dando a oportunidade de apreciar aquele momento. O elenco do filme é ótimo, Keanu está impecável, mas destaco aqui River Phoenix, que é muito competente em seus trabalhos e aqui está excelente. A fotografia do longa também é muito boa; algumas vezes a câmera vai para um plano aberto e esses momentos são belíssimos. Sem dar spoiler, gostaria de destacar outra cena, onde está dois grupos num cemitério, isso já no ato final do filme, e percebemos bem as diferenças entre eles nesse momento fúnebre. My Own Private Idaho é um filme sensacional que aborda alguns temas tabus e merece com certeza ser visto por todos, com uma nota 9, eu recomento à todos.


Antes de finalizar, gostaria de deixar uma homenagem a River Phoenix, que infelizmente faleceu no ano em que nasci, 1993. Foi impossível para mim não compará-lo com Leonardo DiCaprio, pois além da semelhança física se demonstrava um excelente ator, e mesmo tendo falecido quando eu era apenas um bebê, quando soube dessa perda de talento, senti muito pois gostaria demais que ele tivesse uma longa carreira e pudéssemos aproveitar tudo o que River Phoenix poderia nos oferecer. Porém, veio a falecer em 1993 com apenas 23 anos, e uma carreira toda pela frente, que eu gostaria muitíssimo de ter acompanhado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário