Direção: Laís Bodanzky, 2001. |
Um
drama psiquiátrico nacional. O filme conta a história de Neto (Rodrigo
Santoro), um jovem que não tem uma ligação forte com seus pais, e junto com
seus amigos acaba se envolvendo com maconha. Como a convivência em casa não é
muito boa, algumas brigas acabam acontecendo, até que seu pai (Othon Bastos)
descobre um cigarro de maconha junto com as coisas de Neto. O pai, conversando
com a família para procurar uma solução para o caso, acaba internando o jovem
num hospital psiquiátrico, pois segundo ele (e a mídia) a maconha era uma droga
viciante e que a partir dali a situação só pioraria.
O
longa é ótimo, porém conta com algumas situações familiares para quem conhece
outras obras sobre hospitais psiquiátricos, principalmente One Flew Over The
Cuckoo’s Nest (1975) e Girl, Interrupted (1999). Algumas cenas, diálogos e
personagens remetem bastante ao longas citados anteriormente, o que propõe uma
falta de originalidade, mas aqui trata-se de uma adaptação de um livro (Canto
dos Malditos), que por sua vez é baseado em acontecimentos reais, ou seja, são
situações recorrentes nos hospitais psiquiátricos tanto no Brasil como no
exterior, infelizmente. As atuações são muito boas, com Rodrigo Santoro
decolando no cenário nacional, mas gostaria de destacar também o personagem de
Gero Camilo, um interno do hospital.
A
familiaridade do filme é encoberta pela originalidade da direção e sua
adaptação para o cenário nacional. Interessante observar algumas críticas
feitas sobre a relação da juventude da virada do milênio com seus pais e a
escola, o vício e as maneiras como são entendidos pela mídia e sociedade, a
diferença (ou não) entre droga e remédio, a superlotação, e principalmente os
cuidados e a situação dos internos nesses hospitais psiquiátricos, o modo como
é feito o tratamento. E afinal, um tratamento para quê? O Bicho de Sete Cabeças
tem uma temática forte, um pouco familiar porém com reflexões pertinentes na
nossa sociedade e de suma importância, com uma nota 9, é um dos grandes nomes
do cinema nacional.
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