segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sobre

Get Smart (1965 - 1970)
Cine86 é um blog pessoal sobre cinema, seriados e afins. Sendo um blog pessoal, procuro apenas externalizar algumas reflexões e críticas sobre o que assisto. Como às vezes passo horas sozinho divagando sobre o que vejo, decidi produzir algo com isso, puramente para fins pessoais. Sou estudante de História, e nunca estudei cinema, mas procuro sempre saber mais sobre essa arte, sobre o processo criativo dos filmes, o que há por trás das câmeras, os diretores, os movimentos cinematográficos ao longo dos anos, etc. Há muito o que ser estudado e debatido nessa área tão nova e tão importante para nossa sociedade atual, pois os filmes, seriados e afins fazem parte da nossa vida, direta ou indiretamente, e desde o século passado vêm causando um impacto gigantesco em cada geração que nasce. O nome “Cine86” é básico e genérico: uma mistura de duas palavras, cine de Cinema, e 86 do glorioso Agente 86. Mesmo sendo um seriado antigo, Get Smart (1965 - 1970) me iniciou nessa cultura de acompanhar seriados até o final: comprei os DVDs das cinco temporadas quando tinha meus 16 anos e os tenho com muito carinho até hoje, seis anos depois.


Martin Scorsese
Minha paixão por cinema iniciou em 2015, após eventos traumáticos e conflitos internos acabei me refugiando nessas várias (ir)realidades, e consumindo várias obras por semana. Não satisfeito em apenas assistir os filmes, fui procurando, aos poucos, entender um pouco mais sobre a arte que é fazer cinema. Considero um pontapé inicial e muito importante nessa fase, os filmes The Wolf Of Wall Street (2013) e Taxi Driver (1976) de Martin Scorsese, e Scarface (1984) de Brian De Palma, pois são filmes tão impecáveis e icônicos que me sugaram e explodiram minha mente de uma maneira que não havia acontecido até então. A partir daí surgiu minha paixão por Scorsese, De Niro e Di Caprio. Gostaria também de homenagear um cineasta brasileiro que me incentivou e me ajudou a entender um pouco sobre cinema, Tiago Belotti, brasiliense, que possui um canal no YouTube chamado Meus 2 Centavos, e além de fazer críticas de filmes, produz alguns vídeos "instrucionais e didáticos sobre a sétima arte". 



Gostaria ainda de deixar duas redes sociais sobre cinema, seriados e afins que utilizo para cadastrar os filmes que assisto. Não são todos os que vejo que eu escrevo algo e coloco aqui: uns eu acho que não há necessidade e outros acho que é necessário uma reflexão mais profunda e necessito ver outras vezes ainda. Enfim, os perfis são do Filmow e Letterboxd.


Nenhum comentário :

Postar um comentário